Data: 04/07/2013

Deputados estaduais gastam quase R$ 11 milhões

Deputados estaduais gastam quase R$ 11 milhões de verba de gabinete no semestre - matéria publicada no correio em 04.07.2013 - reportagem de Jairo Costa Junior

Levantamento feito através do Portal da Transparência da Assembleia  revela que, apenas nos seis primeiros meses do ano, os 63 deputados estaduais baianos gastaram quase R$ 11 milhões de verba de gabinete. Os recursos servem para custear despesas como hospedagem, locomoção, telefone e consultoria. Na conta, não estão incluídos pagamentos de salários dos parlamentares e de assessores nem gastos com a estrutura usada  na Casa por cada um dos políticos. Segundo os dados compilados pela coluna, grande parte do dinheiro foi usada para bancar  divulgação e empresas ou profissionais especializados em pesquisas e trabalhos técnicos,  sem que fosse informado no site os destinatários do dinheiro público.

Conta da dormência

Na prestação de contas disponibilizada pela Assembleia na internet, chama a atenção a quantidade de parlamentares que usaram somas altas da verba de gabinete em janeiro, período em que a Casa entra em recesso.  No total,  40 deputados gastaram individualmente mais de R$ 20 mil no mês de recesso, incluindo custos com consultoria, divulgação de trabalhos, locomoção e hospedagem, mesmo com o Legislativo às moscas.

Mais e menos
No topo do  ranking dos parlamentares que mais gastaram este ano, está a deputada estadual Maria Luiza Barradas (PSD), com uma soma de R$ 205.990. Embora a ex-primeira-dama de Salvador não apareça nas prestações de conta de janeiro a abril, ela é recordista também na lista das maiores parcelas pagas – R$ 151.900 em maio. Na ponta inversa da tabela, está Luiza Maia (PT) – total de R$ 108.839.