Data: 27/10/2015

Servidor da ALBA ganha prêmio de melhor tese sobre Histórias em Quadrinhos do País

ClaudioOliveira_premio

No dia 12 de setembro último, no Teatro Sesc/Pompeia, em São Paulo, ocorreu a cerimônia de entrega do Troféu HQMIX, maior premiação do seu gênero na América Latina. O evento, conhecido como “Oscar dos quadrinhos”, entra na sua 27ª edição e é concedido a profissionais que se destacaram no universo das histórias em quadrinhos no ano anterior, nas áreas de criação, editoração, distribuição, divulgação e pesquisa. São, ao todo, 35 categorias.

Neste ano, o ganhador do Troféu HQMIX, categoria Melhor Tese de Doutorado, foi Cláudio José Meneses de Oliveira, servidor de carreira da Assembleia Legislativa da Bahia e atualmente o coordenador do Memorial do Legislativo. Cláudio concluiu o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia em julho de 2014. O trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Ana Rosa Neves Ramos.

A tese, intitulada “Sindicalismo, piratas e cabelo chanel: leituras de reciclagem cultural em obras de Laerte”, enfoca a carreira de Laerte Coutinho. Considerado um dos maiores quadrinistas vivos do país, Laerte atualmente discute, em suas histórias em quadrinhos, questões como o combate à homofobia.

Embora a maioria dos vencedores seja aclamada pelo público, em votação pela internet, os melhores trabalhos acadêmicos (Tese, Dissertação e TCC) são eleitos por uma comissão de notáveis. Em 2015, o colegiado foi composto por: Profa. Dra. Sonia M. B. Luyten (presidente), Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Profa. Dra. Andrea Nogueira, Prof. Dr. Nobu Chinen e Mestre Maria Cristina Merlo. É a primeira vez que um Doutor egresso da UFBA é agraciado com este prêmio, na categoria Tese.

As estatuetas do prêmio mudam a cada ano, sempre homenageando um personagem das histórias em quadrinhos nacionais. Neste ano, o escolhido foi o Detetive Diomedes, do quadrinista Lourenço Mutarelli. A obra foi esculpida pelo artista plástico Olintho Tahara.