Data: 10/12/2015

Servidores protestam e votação de projetos é adiada

mobilizacaoalba_9.12.15 (8)Servidores públicos de todo estado se mobilizaram nesta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa da Bahia em protesto contra a proposta de alteração no Estatuto dos Servidores e na Constituição Estadual, através do Projeto de Lei nº 21.631/2015 e Proposta de Emenda na Constitucional nº 148/2015, proposta pelo governo do estado.

A mobilização, promovida pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), contou com a participação de quase 30 entidades sindicais.

Com um forte esquema de segurança, os servidores foram impedidos de entrar na Assembleia Legislativa, causando indignação nos trabalhadores. “Essa é a casa do povo e o povo não pode ser impedido de entrar. Essa atitude é absurda e lamentável”, criticou o presidente do Sindsalba, Flávio Abreu.

mobilizacaoalba_9.12.15 (2)Apesar das dificuldades durante a mobilização, o presidente do Sindsalba visitou, junto com os demais sindicalistas, o gabinete do líder da minoria na Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis e o líder do governo, deputado Zé Neto, em busca de apoio. “O governador mandou esses projetos para a Alba sem ao menos negociar com os trabalhadores, mostrando total falta de respeito com os servidores” lamentou Abreu, que teve o apoio do deputado Sandro Régis. “A oposição não sugeriu emenda, pois não concordamos com nada do pacote de maldade” afirmou o líder da oposição.

Após a manifestação e a pressão dos servidores, o governo recuou e os projetos foram retirados da pauta de votação, devendo retornar apenas no dia 7 de janeiro. “Com a nossa unidade e a luta unificada, conseguimos a retirada dos projetos da pauta” comemorou Marinalva Nunes, presidente da Fetrab.

mobilizacaoalba_9.12.15 (4)Os servidores irão se reunir nesta quinta-feira (10) em plenária na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), a partir das 9h, onde serão discutidos os rumos do movimento. No período da tarde, os trabalhadores seguirão para Assembleia Legislativa para nova mobilização.